Marco na história das Unidades de Conservação do Brasil, o Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional criado no país, no dia 14 de junho de 1937. O Decreto no 1.713, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, transformou os 11.943 hectares da antiga Estação Biológica de Itatiaia em Parque Nacional, ressaltando a importância de conservar perpetuamente as suas características naturais no seu aspecto primitivo, possibilitando o turismo e a pesquisa científica. O decreto de criação destaca a riqueza de nascentes e cursos d´água, geologia, flora e fauna. Em 1982, o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi ampliado para aproximadamente 30.000 hectares através do Decreto no 87.586, no qual foram descritos os seus limites atuais. Situado na Serra da Mantiqueira entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o PNI abrange parte dos municípios de Itatiaia/RJ, Resende/RJ, Itamonte/MG e Bocaina de Minas/MG.
Com relevo montanhoso, o parque abrange altitudes de 540 a 2.791 metros no Pico das Agulhas Negras (Itatiaiaçu), 5º mais alto do Brasil. Esse acentuado gradiente altitudinal propicia a existência de diversos ecossitemas do Bioma Mata Atlântica, abrangendo formações vegetacionais desde Floresta Ombrófila Densa Montana aos Campos de Altitude e Campos Ruprestes, que abrigam inúmeras espécies da flora e da fauna, muitas endêmicas ou ameaçadas.
As aves têm significado especial para a Unidade, tanto sob o ponto de vista ecológico, quanto pelo seu potencial turístico, já que a atividade de observação de aves vem crescendo ano a ano no país e no mundo. Atualmente pelo menos 357 espécies são relatadas para o PNI, sendo 51 consideradas endêmicas e 42 vivendo em altitudes elevadas.
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…